Jequié recebe ação itinerante do Hospital da Mulher em parceria com Policlínica Regional

Home » EM DESTAQUE » Jequié recebe ação itinerante do Hospital da Mulher em parceria com Policlínica Regional
Esta postagem foi publicada em 17 de outubro de 2020

Mulheres de Jequié e região participaram neste sábado (17) da campanha itinerante Outubro Rosa 2020 do Hospital da Mulher. Através da iniciativa da Sesab, que acontece em parceria com as 16 Policlínicas Regionais de Saúde, as pacientes puderam realizar punções mamárias para diagnóstico do câncer de mama.

A diretora geral da Policlínica de Jequié, Ignês Lopes, destacou a importância da ação. “Essa ação é incrível, porque essas mulheres fazem o procedimento e têm garantia do encaminhamento, caso elas precisem, para o Hospital da Mulher. Então estamos muito felizes de trazer esse acesso próximo de onde elas moram e ao mesmo tempo proporcionar resolutividade”. 

Todos os fluxos da ação são realizados em acordo com os protocolos de saúde e segurança preconizados pela Sesab, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

A participante Analu Santos veio de Ubatã para ser atendida. “Achei excelente, todo mundo muito educado e foi rapidinho o procedimento. Facilitou muito minha vida esse atendimento aqui, senão eu levaria mais tempo para ir em Salvador”.

No domingo (18), será a vez do município de Guanambi receber a ação. Ao todo, cerca de mil mulheres serão beneficiadas durante toda a Campanha. “Esta ação vem para atender uma demanda já existente de pacientes com lesões na mama. Nosso objetivo é, principalmente no meio dessa pandemia, levar parte do Serviço de Mastologia até a paciente e à região delas, de maneira que as pacientes não precisem se deslocar para Salvador”, explicou o coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital da Mulher, André Dias.

Como funciona?

Cada Policlínica classificou as pacientes com perfil necessário à participação na ação. Em seguida, foram agendadas e disponibilizadas às pacientes as datas dos procedimentos com especialista do Hospital da Mulher.

A realização dos procedimentos seguirá durante os meses de outubro e novembro. Após a realização, identificada a necessidade de tratamento, a paciente será encaminhada para Hospital da Mulher.