Hospital da Mulher reúne expertises e debate tendências tecnológicas em Simpósio Estadual da Saúde da Mulher

Com a presença de profissionais renomados na saúde da mulher, o Hospital da Mulher realizou neste fim de semana, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, o ‘Simpósio Estadual da Saúde da Mulher: Pesquisa e inovação no manejo multidisciplinar da saúde feminina’. 
Na cerimônia de abertura, representando a Secretária Estadual da Saúde, Roberta Santana, a coordenadora de Ciclo, Vida e Gênero, Olga Cristina, agradeceu aos profissionais que fazem, junto à direção, o Hospital da Mulher. “Agradeço a cada um de vocês. Parabéns pelos quase 4 milhões de atendimentos e procedimentos voltados à população feminina”. Cristina também evidenciou o papel do ensino exercido pela unidade. “Esta unidade não representa apenas um serviço de assistência, tem um perfil de docência e assistência e, quem faz saúde, não faz saúde sem educação”, assegurou. 
Promovido pela Comissão Científica do Hospital da Mulher, o Simpósio teve a programação pensada estrategicamente, abrangendo áreas como ginecologia, mastologia e oncologia, além de cuidados paliativos e multiprofissionais. Com transmissão simultânea e participação de convidados internacionais, como Nickolas Peradze, cirurgião sênior do IEO (Itália) e chefe da cirurgia do Centro de mama – EOC (Suíça), foram abordadas evoluções tecnológicas no tratamento do câncer. Diretamente da Suíça, o especialista Peradze apresentou ‘O papel da cirurgia robótica da mama’ e ‘O papel do SAVI SCOUT Radar na localização das lesões de mama’. 
A aplicação da inteligência artificial e novas técnicas têm aperfeiçoado cada vez mais a prática cirúrgica. “Vejo a cirurgia robótica como o futuro da cirurgia. O progresso tecnológico avança e a cirurgia ganhará cada vez mais espaço”, estimou. Peradze ainda destacou a importância do Hospital da Mulher no cuidado integral às baianas. “É muito importante tratar pacientes, especialmente oncológicos, em centros especializados como hospitais femininos, onde a abordagem multidisciplinar possibilita um atendimento 350 graus a estas pacientes”. 
A Presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia, Claudia Margareth Smith, ressaltou o crescimento do hospital durante os seus sete anos. “A gente viu o Hospital da Mulher nascer; quantas coisas ele já fez e quão grande é o seu potencial? Este Simpósio é um demonstrativo de como a gestão está integrada junto com toda a cadeia interna de produção, de assistência”, afirmou.
Para a presidente da Sociedade Baiana de Mastologia, Carolina Argolo, participar do Simpósio foi motivo de alegria. “Ficamos muito felizes em participar. Espero que tenhamos este Simpósio todos os anos para discutir o tratamento do câncer com toda a multidisciplinaridade que é necessária”, concluiu.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba