Lembrado nacionalmente em 21 de setembro, o Dia de Luta pela Pessoa com Deficiência foi celebrado pelo Instituto Fernando Filgueiras (IFF) com a participação de equipe multidisciplinar no seminário ‘Você conhece a nossa história?’, promovido pela Associação Baiana de Deficientes Físicos, em Salvador.
A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), assim como o combate à discriminação por qualquer ordem, é conduta fundamental do Instituto. De acordo com a gerente de Recursos Humanos, Adriana Podestá, a Instituição entende que não há trabalho específico para uma pessoa com deficiência.
“Ampliar as possibilidades de contratação, fortalecer a igualdade e apoiar as diferenças é uma diretriz do IFF. Por isso consideramos que a igualdade de condições deva ser uma rotina e não algo que precise ser considerado uma vitória, já que todos somos iguais nas nossas diferenças”, pontuou.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de dois anos tem algum tipo de deficiência. Desde 1991, a Lei de Cotas (Lei nº 8.213) estabelece que empresas com cem ou mais colaboradores devem preencher parte dos seus cargos com pessoas com deficiência.
Adriana Podestá ressalta, no entanto, que é preciso ir além do cumprimento às leis. “Apesar da Lei ser necessária e importante, o que deve nos mover é o entendimento de que as pessoas com deficiência têm capacidade de executar as mesmas atividades que pessoas sem deficiência, mas de um jeito diferente, correspondendo às suas próprias características”, concluiu.