Setembro Verde: Hospital da Mulher promove programação especial em incentivo à doação de órgãos

O Hospital da Mulher promoveu durante todo o mês de setembro, mês de conscientização e incentivo à doação de órgãos, programação alusiva à campanha Setembro Verde.

Em parceria com a Central de Transplante da Bahia, foi realizado, para a equipe multiprofissional, o curso de atualização em Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). A atividade teve o objetivo de ampliar os conhecimentos da equipe no que se refere à atenção aos pacientes com perfil para doação de córneas e abordou a situação atual da Bahia, assim como as etapas que constituem o processo de doação e transplante, além da importância do acolhimento e entrevista familiar para a doação de órgãos.

 A coordenadora de enfermagem da UTI e presidente da CIHDOTT do hospital da Mulher, Aline Nogueira, esclareceu o importante papel que a instituição desempenha nesse processo. “A abordagem correta e humanizada dos familiares da paciente doadora é fundamental para maximizar as oportunidades de doação e potencializar o impacto positivo que cada doador pode ter”, explicou.

Ainda como parte da programação do mês, a unidade também promoveu ações lúdicas internas com a utilização de jogos educativos e interativos com perguntas e respostas.

A doação de órgãos é um ato que pode salvar e transformar vidas. Para se tornar doador, basta comunicar aos familiares. Para mais informações, acesse saude.ba.gov.br/transplantes ou entre em contato com a Central de Informações de Transplantes (CET-BA) através do telefone 0800 284 0444.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba