Programação junina promove acolhimento e bem-estar para pacientes do Hospital da Mulher

O mês de junho foi marcado por momentos de alegria, integração e acolhimento no Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos (HM). Em celebração aos festejos juninos, a unidade realizou uma programação especial que levou música, cultura e descontração para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

As atividades aconteceram em diferentes espaços do hospital. Os grupos Flor Serena e SD3 percorreram enfermarias e corredores ao som de clássicos do forró, transformando o ambiente hospitalar e proporcionando momentos de leveza durante o período de internação e tratamento.

Na Casa de Apoio do Hospital da Mulher, que acolhe pacientes em tratamento oncológico vindas de diversas regiões da Bahia, a programação contou com apresentação musical do cantor César Sampaio e com a encenação do tradicional Casamento na Roça. A atividade teve participação direta das pacientes e acompanhantes, que assumiram personagens como noiva, noivo, padre e delegado, em um momento marcado pela interação e pelo envolvimento coletivo.

Segundo a terapeuta ocupacional do HM, Fabiana Carvalho, iniciativas como essa contribuem para tornar o tratamento mais acolhedor e fortalecer os vínculos entre pacientes, familiares e equipe de assistência.

“Proporcionar às pacientes e aos seus acompanhantes a participação em uma festa junina é contextualizar essa época tão significativa para o povo nordestino e, ao mesmo tempo, tornar o tratamento mais leve. As pacientes são do interior do estado e muitas têm uma forte ligação com os festejos juninos”, destaca.

A profissional ressalta ainda que atividades culturais e lúdicas favorecem a expressão de sentimentos, estimulam a criatividade e fortalecem o sentimento de pertencimento durante o processo de cuidado.

Para a paciente Jarielly Nascimento, de 22 anos, natural de Camaçari, a experiência representou um importante momento de acolhimento. “Foi muito bom poder vivenciar tudo isso em um ambiente hospitalar. Toda essa alegria e animação, com pessoas incentivando e encorajando a gente a não desistir, foi muito importante”, relata.

A programação junina integra as ações de humanização desenvolvidas pelo Hospital da Mulher, que buscam promover não apenas o cuidado clínico, mas também o bem-estar emocional, a convivência social e a qualidade de vida das pacientes durante o tratamento.