Serviço AME do Hospital da Mulher e Goethe-Institut firmam parceria através do programa de Residência Artística Vila Sul

O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME) do Hospital da Mulher e o Instituto Goethe de Salvador firmaram, nesta semana, parceria em prol de uma causa nobre.

Através do Programa de Residência Artística Vila Sul, a atriz alemã e membro fundador da rede de mulheres UNIDAS, Sibel Kekilli, retratará parte das mais de 500 mulheres que foram acolhidas pelo Serviço AME.

Intitulado de ‘Silhuetas’, o projeto fotográfico desenvolvido por Sibel tem como objetivo dar voz e visibilidade a estas mulheres. “Fico imensamente feliz e encantada por ter sido recebida de portas abertas pelo hospital. É perceptível com quanto carinho, afeto e amor foi construído o Hospital da Mulher”, assegurou a artista, ao ressaltar que, enquanto mulher, sente que o HM é um espaço seguro, no qual realmente pode ser acolhida, o que motivou a escolha pela unidade para desenvolver seu projeto.

Na oportunidade, o diretor executivo do Goethe-Institut, Manfred Stoffl, a cônsul honorária da República Federal da Alemanha, Petra Schaeber, o fotógrafo Andreas Dauerer e a coordenadora da programação cultural e residência artística Vila Sul, Maria Fiedler, também puderam conhecer de perto as instalações e serviços prestados pelo hospital. “É uma honra para nós fazermos parte deste projeto, com um hospital tão importante do Brasil, como é o Hospital da Mulher”, garantiu Stoffl.

Serviço AME

O Serviço AME é composto por equipe multiprofissional com médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e psicólogas. Atua em parceria com o Ministério Público, o Instituto Médico Legal (IML) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), além de conselhos de saúde regionais.

As pacientes podem chegar ao AME por meio da chamada ‘porta aberta’, sem necessidade de agendamento prévio, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).

Goethe-Institut

Fundado em 1951, o Goethe-Institut se dedica a fomentar o diálogo entre culturas, sendo a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades, em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut de Salvador foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura.

Iniciado em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul tem a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 80 residentes já participaram do programa.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba