O Serviço de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual do Hospital da Mulher (Serviço AME) esteve representado pelo Serviço de Psicologia, nesta quinta-feira (30), no ‘III Colóquio Feminitópicos’, realizado no auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A iniciativa teve como objetivo dialogar sobre as práticas das representações da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero na capital baiana.
Durante o evento, os participantes presentes puderam entender mais sobre o Serviço AME, incluindo o público de atendimento e perfil de pacientes, assim como os fluxos, ações realizadas e dados estatísticos de violência, além dos impactos psicológicos e especificidades da atuação da psicologia no contexto de violência sexual.
Para a coordenadora de Psicologia do Hospital da Mulher, Marta Moreira, a mesa redonda foi um momento de troca de experiências e também de aprendizado. “Estávamos na presença de pessoas em formação que estão amadurecendo o olhar sobre a discussão da violência de gênero e seus impactos psicossociais, então foi uma oportunidade para aprofundarmos o diálogo sobre a temática. Também estávamos diante de pessoas que já atuam nas unidades de saúde, o que favorece a ampliação do olhar para integralidade do cuidado de mulheres em situação de violência, trocas de experiências e divulgação do que temos atualmente de dispositivos na rede SUS, na cidade de Salvador e de que forma podemos contribuir com os demais serviços e a Rede”, destacou Marta.
Sobre o Serviço AME
O AME é um serviço especializado do Hospital da Mulher, dedicado ao atendimento de mulheres e pessoas trans a partir de 12 anos que sofreram violência sexual. A unidade conta com uma equipe multiprofissional, composta por ginecologistas, infectologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, técnicas de enfermagem, farmacêuticas e advogadas, oferecendo apoio integral, desde a recepção exclusiva até a orientação jurídica.
O Serviço AME funciona 24 horas por dia, com atendimento para todos os municípios da Bahia. Não é necessário encaminhamento, regulação ou Boletim de Ocorrência para acessar ser atendida. Mais informações sobre o Serviço AME podem ser obtidas através do telefone (71) 4141-6520, (71) 3034-5005 ou WhatsApp (71) 8350-2942. Denúncias de violência sexual podem ser feitas através do Disque 180.
