Serviço AME aborda violência sexual no ‘III Colóquio Feminitópicos’, promovido pela UFBA

O Serviço de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual do Hospital da Mulher (Serviço AME) esteve representado pelo Serviço de Psicologia, nesta quinta-feira (30), no ‘III Colóquio Feminitópicos’, realizado no auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A iniciativa teve como objetivo dialogar sobre as práticas das representações da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero na capital baiana.
Durante o evento, os participantes presentes puderam entender mais sobre o Serviço AME, incluindo o público de atendimento e perfil de pacientes, assim como os fluxos, ações realizadas e dados estatísticos de violência, além dos impactos psicológicos e especificidades da atuação da psicologia no contexto de violência sexual.
Para a coordenadora de Psicologia do Hospital da Mulher, Marta Moreira, a mesa redonda foi um momento de troca de experiências e também de aprendizado. “Estávamos na presença de pessoas em formação que estão amadurecendo o olhar sobre a discussão da violência de gênero e seus impactos psicossociais, então foi uma oportunidade para aprofundarmos o diálogo sobre a temática. Também estávamos diante de pessoas que já atuam nas unidades de saúde, o que favorece a ampliação do olhar para integralidade do cuidado de mulheres em situação de violência, trocas de experiências e divulgação do que temos atualmente de dispositivos na rede SUS, na cidade de Salvador e de que forma podemos contribuir com os demais serviços e a Rede”, destacou Marta.
Sobre o Serviço AME
O AME é um serviço especializado do Hospital da Mulher, dedicado ao atendimento de mulheres e pessoas trans a partir de 12 anos que sofreram violência sexual. A unidade conta com uma equipe multiprofissional, composta por ginecologistas, infectologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, técnicas de enfermagem, farmacêuticas e advogadas, oferecendo apoio integral, desde a recepção exclusiva até a orientação jurídica.
O Serviço AME funciona 24 horas por dia, com atendimento para todos os municípios da Bahia. Não é necessário encaminhamento, regulação ou Boletim de Ocorrência para acessar ser atendida. Mais informações sobre o Serviço AME podem ser obtidas através do telefone (71) 4141-6520, (71) 3034-5005 ou WhatsApp (71) 8350-2942. Denúncias de violência sexual podem ser feitas através do Disque 180.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba