Profissionais da portaria, recepção e transporte interno do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) participaram, na última semana, de atualização voltada à segurança do paciente.
Realizado através do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o treinamento abordou a importância da comunicação efetiva e os critérios a serem seguidos para a identificação segura do paciente acolhido na unidade.
Para a enfermeira responsável pelo NSP, Viviane Santos, “o momento foi fundamental para reciclar conhecimentos e garantir a segurança durante toda a estadia do paciente, já que as equipes intra-hospitalares envolvidas na atualização possuem papel indispensável na segurança de todos os pacientes do HRSAJ”.
A atualização contou com momentos teóricos e práticos, além de dinâmicas, palestras e discussões de casos cotidianos. “O treinamento foi muito importante para esclarecer informações; foi um momento de muito aprendizado, que pôde nos trazer muitas novidades para aprimorar o nosso conhecimento e, consequentemente, atendermos ainda melhor o nosso paciente”, compartilhou a recepcionista Beatriz Reis.
O porteiro Filipe Leal destacou o debate e discussão de situações diárias vivenciadas pelas equipes. “Foram pontuadas diversas situações do cotidiano vividas durante nossa jornada de trabalho e, através delas, foram reforçadas práticas que garantam a segurança do paciente, que é o nosso maior objetivo”, concluiu.