Representantes do Hospital Professor Eládio Lasserre participam de 5º Encontro de Doação e Transplante de Alagoas, Bahia e Sergipe

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) esteve representado, na última semana, no V Encontro de Doação e Transplante de Alagoas, Bahia e Sergipe (Albase), em Maceió.  O evento teve a finalidade de estabelecer estratégias políticas e científicas que possam contribuir para a superação de obstáculos existentes nos processos de doação e transplante.

O coordenador de enfermagem da emergência do HPEL, Gabriel Oliveira, e a gerente de enfermagem, Luciana Porto, apresentaram o estudo científico desenvolvido acerca da implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) no hospital.

“O avanço do HPEL no cenário de Captação de Córneas e Múltiplos Órgãos na Bahia é notório e também motivo de felicidade para a equipe multidisciplinar envolvida nos processos de captação. Além disso, o fato de desenvolvermos um artigo científico sobre as estratégias e o trabalho desenvolvido nesse contexto reafirma a educação e desenvolvimento científico contínuos existentes na unidade”, observa Luciana.

CIHDOTT

As Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes são responsáveis pela articulação dos fluxos do hospital de forma a detectar e viabilizar possíveis doações de órgãos e tecidos. De acordo com o Ministério da Saúde, também são de responsabilidade das comissões a educação contínua da equipe envolvida nos processos de captação, assim como o vínculo com todas as unidades de recursos diagnósticos necessários para atender aos casos de doação.

No último semestre, 22 captações de córneas já foram realizadas pelo HPEL. Através das doações, é possível contribuir com a diminuição da fila de espera para transplantes do estado da Bahia. Atualmente, mais de 600 pessoas aguardam por um transplante de córnea, mais de 900 aguardam pelo transplante de rim e cerca de sete pessoas esperam a doação de fígado. Para se tornar um doador, não é necessário registrar por escrito. Basta informar familiares e amigos sobre a decisão.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba