Profissionais do Hospital Professor Carvalho Luz participam de projeto ‘Cuidando de quem Cuida: Razões para Acreditar’

As equipes assistenciais e de apoio do Hospital Professor Carvalho Luz (HPCL), em Salvador, incorporaram às suas rotinas momentos de acolhimento, rodas de conversa e estratégias de diminuição de estresse e ansiedade, por meio do projeto ‘Cuidando de quem Cuida: Razões para Acreditar’.
Realizada durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a iniciativa conta com o apoio das equipes multiprofissionais do hospital.
O objetivo é acolher os profissionais, promovendo o bem-estar físico e emocional através de momentos de fala, compartilhamento de informações e orientações de saúde/psicossociais. “Diante da nossa vivência atual, a humanização objetivada nesse projeto irá atuar diretamente para amenizar a ansiedade sentida pelos colaboradores, beneficiando e acolhendo a todos”, explica a psicóloga Raquel Soares.
Os encontros acontecem três vezes por semana, com equipe multidisciplinar, conforme limite de pessoas e segundo cuidados preconizados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
Na oportunidade, também são discutidos temas como alimentação saudável, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e impacto das fake news.
“Lidar com uma pandemia é novo para todos, até mesmo para os profissionais da área de saúde, o que gera tensões. Assim, o projeto ‘Cuidando de quem Cuida’ faz-se muito importante como um suporte para nossos colaboradores; nesse processo, inclui-se também as lideranças, que precisam conduzir de forma segura e responsável suas equipes, para que possamos cumprir nossa missão com o mínimo de impacto possível”, afirma o diretor geral da unidade, Fábio Renan Sales.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba