Profissionais do Hospital da Mulher participam de Simpósio Internacional de Fisioterapia

Profissionais do serviço de Fisioterapia do Hospital da Mulher representaram a unidade referência em saúde feminina da Bahia, na última semana, no XIX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (SIFR 2018), em Manaus, no Amazonas.

Com duração de quatro dias, a atualização é considerada o maior evento mundial das especialidades de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva. Além dos fisioterapeutas do Hospital da Mulher, Leonardo Pamponet, Anne Menezes e Mayana Sá, cerca de outros 2.000 profissionais do país e do mundo estiveram presentes no curso.

A programação contou com 14 palestrantes internacionais e discutiu temas como desmame ventilatório, treinamento muscular inspiratório, mobilização dos pacientes críticos, reabilitação pulmonar, ventilação mecânica e gestão em fisioterapia. “Também ministrei uma aula sobre a atuação do fisioterapeuta no manejo dos recursos tecnológicos para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono, problema que afeta certa de 30% da população brasileira”, explica o coordenador do serviço do Hospital da Mulher, Leonardo Pamponet.

O fisioterapeuta

O profissional de fisioterapia age tanto na prevenção de complicações respiratórias e profilaxia de Tromboembolismo Venoso (TEV), como auxilia no processo de reabilitação das diversas condições de saúde motora e cardiorrespiratória.

No dia 13 de outubro, o país celebrou o Dia Nacional do Fisioterapeuta. Para Pamponet, este é um profissional de grande importância dentro de uma equipe multidisciplinar. “O fisioterapeuta é capaz de proporcionar aos pacientes o retorno às suas atividades laborais, além de uma recuperação completa, o que consequentemente melhora a qualidade de vida das pessoas”, conclui.


 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba