Profissionais do Hospital da Mulher participam de Simpósio Internacional de Fisioterapia

Home » EM DESTAQUE » Profissionais do Hospital da Mulher participam de Simpósio Internacional de Fisioterapia
Esta postagem foi publicada em 18 de outubro de 2018

Profissionais do serviço de Fisioterapia do Hospital da Mulher representaram a unidade referência em saúde feminina da Bahia, na última semana, no XIX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (SIFR 2018), em Manaus, no Amazonas.

Com duração de quatro dias, a atualização é considerada o maior evento mundial das especialidades de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva. Além dos fisioterapeutas do Hospital da Mulher, Leonardo Pamponet, Anne Menezes e Mayana Sá, cerca de outros 2.000 profissionais do país e do mundo estiveram presentes no curso.

A programação contou com 14 palestrantes internacionais e discutiu temas como desmame ventilatório, treinamento muscular inspiratório, mobilização dos pacientes críticos, reabilitação pulmonar, ventilação mecânica e gestão em fisioterapia. “Também ministrei uma aula sobre a atuação do fisioterapeuta no manejo dos recursos tecnológicos para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono, problema que afeta certa de 30% da população brasileira”, explica o coordenador do serviço do Hospital da Mulher, Leonardo Pamponet.

O fisioterapeuta

O profissional de fisioterapia age tanto na prevenção de complicações respiratórias e profilaxia de Tromboembolismo Venoso (TEV), como auxilia no processo de reabilitação das diversas condições de saúde motora e cardiorrespiratória.

No dia 13 de outubro, o país celebrou o Dia Nacional do Fisioterapeuta. Para Pamponet, este é um profissional de grande importância dentro de uma equipe multidisciplinar. “O fisioterapeuta é capaz de proporcionar aos pacientes o retorno às suas atividades laborais, além de uma recuperação completa, o que consequentemente melhora a qualidade de vida das pessoas”, conclui.