Profissionais de saúde da UPA de Jequié participam de capacitação promovida pelo Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein

Home » EM DESTAQUE » Profissionais de saúde da UPA de Jequié participam de capacitação promovida pelo Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein
Esta postagem foi publicada em 21 de setembro de 2018

Profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eunice Jesus Leal Almeida (Dona Dite), localizada em Jequié, no sudoeste da Bahia, participaram, na segunda (17) e terça-feira (18), da capacitação em Urgência e Emergência Adulto realizada no Centro de Simulação Realística do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), em São Paulo.

Resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital, a capacitação foi ofertada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Para a enfermeira e coordenadora Roberta Pires, a atualização foi uma experiência única. “Lá pude, através da simulação realística, aprimorar minhas habilidades para executar a assistência de enfermagem em situação de emergência com agilidade e segurança”, contou.

Durante os dois dias de aprendizado, profissionais de diversas partes do Brasil desfrutaram de aulas teóricas e práticas com simulação realística. Na ocasião, ainda foram abordados temas como a síndrome coronária aguda, acidente vascular cerebral, além de assistência a paradas cardíacas e arritmias.

“É impressionante o quanto a gente pode aprender em um curto espaço de tempo, junto aos médicos que atuam lá e com a metodologia que eles têm. Com isso, voltamos com mais sede de aprender, de estudar e de estar cada vez mais atualizado para oferecer um acolhimento de excelência aos nossos pacientes”, afirmou o médico Saul Souza.

PROADI-SUS

Iniciativa do Ministério da Saúde, o PROADI-SUS é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde criado com o objetivo de promover o desenvolvimento da saúde para a população em parceria com hospitais de excelência reconhecida.

Estas unidades de saúde contribuem apresentando projetos para serem executados em um período de três anos. Durante o período, são realizados projetos em áreas como Capacitação de recursos humanos e Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.

O Instituto

O IIEP, localizado em São Paulo, é um instituto de Ensino especializado na difusão do conhecimento na área de saúde. O centro tem como proposta estimular a evolução contínua de alunos e profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, além de outras instituições.

Para isso, o centro aposta em inovação através de meios de ensino e treinamento como o Centro de Simulação Realística, o Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia e bibliotecas virtuais.