Outubro Rosa: Hospital da Mulher beneficia mulheres com consultas gratuitas de mastologia

Home » EM DESTAQUE » Outubro Rosa: Hospital da Mulher beneficia mulheres com consultas gratuitas de mastologia
Esta postagem foi publicada em 20 de outubro de 2018

O Hospital da Mulher ofertou, na manhã deste sábado (20), consultas gratuitas com o serviço de mastologia da unidade. Ao todo, 500 vagas foram ofertadas durante a ação, que teve como objetivo atender mulheres que possuíam requisição (guia do SUS) para consulta com profissional de mastologia ou ultrassonografia e/ou mamografia e que possuíam indicativo de suspeita de lesão cancerígena (BIRADS 4, 5 e 6).

Dona Analice da Silva Souza, de 46 anos, natural de Lamarão, esperava há mais de dois anos para fazer uma mamografia. “Fiquei pedindo a Deus que eu conseguisse realizar esse exame, mas agora consegui e está dando tudo certo. Essa ação caiu do céu!”, revelou.

Já dona Rute de Santana, 81 anos, moradora do bairro Liberdade, ficou sabendo da realização de consultas através da vizinha e também aproveitou a oportunidade. “Já fiz meu exame, foi super rápido. Minha mãe morreu de câncer de mama, então a gente tem que se cuidar!”, afirmou.

Câncer de mama

Conforme o Ministério da Saúde, o câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças com comportamentos distintos.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres, representando 25% do total de casos de câncer femininos no mundo e a quinta causa de morte por câncer em geral, sendo a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. Mas, em grande parte dos casos, pode ser detectado em fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura.

O Hospital

Unidade de referência estadual no diagnóstico e tratamento dos principais agravos que acometem a mulher, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, localizado no Largo de Roma, em Salvador, já atendeu, desde a sua inauguração, em janeiro de 2017, mais de 160 mil mulheres. Destes, mais de 30 mil atendimentos foram realizados pelo serviço de Mastologia.

O hospital também possui uma unidade itinerante, a Unidade Móvel do Hospital da Mulher, a qual percorre todos os municípios do interior baiano e região metropolitana de Salvador, realizando rastreamento para o diagnóstico de câncer de mama e colo do útero, através de mamografias e preventivos. Em 2018, mais de 16.299 mil exames já foram feitos pelo serviço.