Município de Lauro de Freitas recebe Unidade Móvel do Hospital da Mulher

A Unidade Móvel do Hospital da Mulher dará início, a partir do dia 16 de outubro, aos atendimentos na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Mulheres dos municípios de Lauro de Freitas, Candeias e Santo Amaro serão contempladas.

Articulado como parte das estratégias da campanha Outubro Rosa, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o novo itinerário busca atender parte da demanda da região com perfil de atendimento para mamografias, o que corresponde a 42.096 mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

Lauro de Freitas será o primeiro município atendido. Serão ofertados diariamente, das 7h às 17h, no estacionamento do Restaurante Popular, 160 preventivos e 70 mamografias. Para ser atendida, a paciente deve ter entre 25 e 64 anos para a realização do preventivo e de 40 a 69 anos para a realização de mamografia. É necessário comparecer ao local munida de documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Os resultados dos exames serão entregues dentro do prazo de 30 dias.

Em casos de identificação de anormalidades, as pacientes realizarão biópsia e procedimento cirúrgico, quando necessário, na própria unidade, localizada no Largo de Roma, em Salvador.

Conforme o diretor médico do Hospital da Mulher, Paulo Sérgio Andrade, caso haja suspeita de câncer, é feito o exame clínico com o mastologista, assim como os exames complementares como ultrassonografia e biópsias. Em seguida, o material segue para o ambulatório com identificação de necessidade de urgência. Se a paciente for diagnosticada com câncer e houver indicação, ela passará de forma prioritária por cirurgia e receberá o tratamento complementar adequado.

Equipada com consultórios ginecológicos e mamógrafo, a Unidade Móvel do Hospital da Mulher é um importante aliado ao combate de câncer de mama e colo do útero. A unidade percorre, desde dezembro de 2017, todo o território do interior baiano, beneficiando, ao todo, mais de 16.299 mulheres.

Programação

Lauro de Freitas: 16 a 19 de outubro

Candeias: 22 a 25 de outubro

Santo Amaro: 29 a 01 de novembro

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba