HRSAJ tem estudo de caso apresentado em Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, em Santa Catarina

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) foi tema de estudo de caso apresentado no XXVII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, em Florianópolis, no último fim de semana.
Conduzido pelo médico intensivista e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, José Geraldo Castellucci, o trabalho científico, cujo tema foi ‘Avaliação do impacto econômico de pneumonia associada à ventilação mecânica em uma unidade de terapia intensiva geral’, buscou elucidar os custos investidos pelo sistema de saúde quando um paciente desenvolve pneumonia associada à ventilação mecânica.
Com base em seu trabalho, José Geraldo enfatizou que “diante deste impacto financeiro tão expressivo, é justificável o investimento em medidas que efetivamente reduzam a incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica”. Além disso, destacou que na unidade já são praticadas iniciativas neste sentido, como o investimento constante na educação permanente da equipe multidisciplinar, o aprimoramento de protocolos de prevenção da pneumonia associada à ventilação e a aquisição de sistemas de aspiração fechados, entre outras estratégias.
Para José Geraldo, o Congresso gerou oportunidades de trocas de experiências singulares. “Congressos como este geram oportunidades de troca de experiências interessantes. Nosso trabalho esteve no mesmo grupo de trabalhos de outros grandes serviços, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Hospital Sírio Libanês, e isso nos permitiu aprender e também contribuir com a nossa experiência para com outros serviços”, afirmou.
Reconhecido como o principal encontro da área da América Latina, o Congresso de Medicina Intensiva reuniu, nos três dias, uma série de especialistas nacionais e internacionais. Na ocasião, ainda foram exploradas novas abordagens terapêuticas em espaços interativos e multidisciplinares, com práticas colaborativas e compartilhamento de experiências clínicas entre os participantes, além de promovida interação com as mais recentes inovações da indústria.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba