O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) recebeu, na última semana, o I Encontro de Unidades Notificadoras do município. Além de profissionais de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) de Santo Antônio de Jesus, o encontro reuniu profissionais de fisioterapia intensiva, de emergência, psicologia e serviço social de instituições da cidade.
Promovido pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), Organização de Procura de Córneas (OPC) e Sistema Estadual de Transplantes da Bahia, o evento marcou também a certificação da CIHDOTT do HRSAJ para o biênio de 2025-2027.
No primeiro bloco do encontro, foram debatidas estratégias de busca ativa e etapas do processo de doação de órgãos, o papel do acolhimento à família, assim como as atribuições da CIHDOTT e a situação atual da doação de transplantes na Bahia. No segundo bloco, por sua vez, foram esclarecidas dúvidas frequentes sobre o protocolo de morte encefálica.
Para a gerente de enfermagem do hospital, Elaine Bomfim, o evento reforçou a importância da doação de órgãos e fortaleceu o compromisso das instituições com a causa. “Nosso objetivo é conscientizar sobre a importância desse ato e incentivar a conversa familiar aberta sobre o gesto de esperança e solidariedade. O transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam de doação”, afirmou.
Doação de órgãos
Atualmente, mais de 3.800 pessoas aguardam na Fila de Espera para Transplantes Estadual. A doação de órgãos acontece após o consentimento familiar. Para se tornar um doador de órgãos, é necessário ter entre dois e 70 anos e não é necessário registrar por escrito.
Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos podem ser obtidas através do site www.saude.ba.gov.br/transplantes.