HRSAJ realiza múltipla captação de órgãos e salva vida de pacientes

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou, na última semana, mais uma múltipla captação de órgãos. Desta vez, foram captados rins e córneas de uma paciente de 63 anos com diagnóstico de aneurisma cerebral.

A doação é feita após notificação e acolhimento de profissionais da Enfermagem, Serviço Social e Psicologia aos familiares do doador. Com a autorização dos familiares, o processo é realizado através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da unidade.

“A doação de órgãos é um ato de generosidade e compaixão que se resume em amar ao próximo como a si mesmo”, avalia a enfermeira Arlete Correia Leite. “A família é quem define se irá salvar vidas ou não, já que o seu ente querido já não tem mais o poder de decisão”, explica a profissional.

Para se tornar um doador de órgãos, é necessário ter entre dois e 70 anos e não é necessário registrar por escrito. Atualmente, cerca de 600 pacientes aguardam por um transplante. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos podem ser obtidas através do site www.saude.ba.gov.br/transplantes.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba