Com o objetivo de promover a conscientização e prevenção ao suicídio, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou, na última semana, uma ação voltada aos colaboradores em função da campanha Setembro Amarelo. A iniciativa, conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEP) e pela Comissão de Humanização da instituição, buscou promover um diálogo aberto e inclusivo quanto à temática da saúde mental, criando um ambiente de acolhimento para os presentes.
Realizado no auditório do HRSAJ, o evento promoveu sessões de relaxamento com meditação e dinâmicas interativas com trocas de mensagens motivacionais. Também foram abordados a origem do Setembro Amarelo, os sinais de alerta para o suicídio e informações importantes acerca de como e onde buscar ajuda nesse contexto.
Em uma reflexão sobre a importância da promoção desses espaços de conversa, a enfermeira de Educação Permanente do HRSAJ, Jussara Galvão, enfatizou o valor dessas ações. “Momentos como esse nos ajudam a entender a importância da conscientização e de cuidarmos da nossa saúde mental”.
Jussara ainda ressaltou o valor atribuído às dinâmicas realizadas entre os colegas e o impacto no ambiente institucional. “Mostrar para eles o autocuidado através da meditação guiada trouxe bons resultados. Foi emocionante e gerou um momento de descontração, além da satisfação em valorizar a importância do outro no nosso ambiente de trabalho e na vida”, concluiu.