HRSAJ completa 11 anos de assistência qualificada e humanizada

Home » EM DESTAQUE » HRSAJ completa 11 anos de assistência qualificada e humanizada
Esta postagem foi publicada em 22 de dezembro de 2020

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) completa, este mês, 11 anos de assistência à saúde dos santo-antonienses e dos moradores de mais de 30 municípios da região.
Entre os serviços ofertados à população, estão as especialidades de Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia geral, Clínica Médica, Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Pediatria e Neurocirurgia. Desde janeiro, 150 mil atendimentos médicos e multiprofissionais, além de 144 mil exames de finalidade diagnóstica e 11 mil cirurgias e procedimentos ambulatoriais foram realizados pela unidade.
Para a diretora geral do HRSAJ, Nara Medrado, apesar de o momento não permitir comemorar da forma esperada, a data inspira esperança e agradecimento.
“Ao longo desses 11 anos, o HRSAJ tem feito história nessa região e também em toda a Bahia. Celebrar esse marco dos 11 anos, principalmente neste momento atípico que estamos vivendo, traz a certeza de que estamos honrando com o compromisso de zelar pela saúde dos cidadãos do Recôncavo”, afirmou a profissional, ao destacar os feitos durante a pandemia: “Conseguimos nos readaptar, aprimorar rotinas e protocolos, além de criarmos tantos outros igualmente importantes. No final de mais essa etapa, é gratificante ver que, através da dedicação de cada colaborador, temos conseguido cumprir nosso propósito”.
Este ano o HRSAJ foi eleito pela quinta vez consecutiva, através de votação popular, o Melhor do Ano na categoria Melhor Prestação de Serviço Hospitalar e Qualidade no Atendimento na área pública e privada de Santo Antônio de Jesus.
De acordo com o diretor médico do HRSAJ, Antônio Carlos Neto, o hospital desempenha grande papel na prestação de serviço de saúde feito pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). “É um equipamento que mudou a realidade de saúde da região. Durante o enfrentamento à Covid-19, ficamos responsáveis pelo suporte aos mais de 800 mil habitantes da região, com fluxos e protocolos bem definidos pela equipe do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Instituto Fernando Filgueiras, sempre alinhado com as orientações e notas técnicas da Sesab”, destacou.
A acompanhante Rosiene Alves esteve com o marido durante a recuperação de uma cirurgia e pôde ver de perto a dedicação do corpo profissional. “Fiquei encantada com a forma humanizada que esse hospital tratou a mim e ao meu esposo. Desde os meninos da recepção, até os médicos, tratam a gente de forma ímpar. Já passei por várias cidades, em hospitais públicos e privados, e nunca vi esse cuidado. São profissionais capacitados, humanizados e que amam o que fazem. Estou extremamente grata”.
Qualificação
Além da qualidade do serviço e humanização características, o HRSAJ também se destaca no campo do ensino e pesquisa, com a parceria entre instituições de ensino e com a oferta de programas de estágio multidisciplinar e programas de residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia. “Estagiários de diversas áreas, primeiro emprego, internato em medicina e residência médica são exemplos do nosso foco na educação permanente. Com isso temos formado boa parte da nossa equipe de trabalho aqui mesmo no HRSAJ”, concluiu Antonio Carlos Neto.