HRSAJ certifica especialistas no programa de Residência Médica

“Cheguei do Ceará em 2016 com dúvidas e incertezas de continuar a residência pela distância da minha terra natal. Hoje, estou com dificuldades de ir embora. O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus foi minha casa nesses dois anos, me acolheu e me tornou um profissional humano. As pessoas que trabalham aqui são a minha família e só tenho a agradecer, muito obrigado!”, diz emocionado o médico agora especialista em Clínica Médica, Lênin Ulisses de Alencar, em discurso após solenidade de certificação no programa de Residência Médica do HRSAJ.

A Unidade, que já está em sua terceira turma de residentes, formou novos seis especialistas nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica e Traumato-ortopedia. Para o diretor de ensino e pesquisa da unidade, Laudelino Souza Filho, ver a emoção, entusiasmo e qualidade técnica dos residentes é o sentimento de dever cumprido. “Ser médico é alinhar todo o conhecimento técnico à sensibilidade humana, e todos se mostraram dedicados a esse compromisso, então, nossa missão está cumprida”, afirma o também coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) do HRSAJ.

A unidade, sediada na região do Recôncavo Baiano, já recebeu mais de trinta residentes de diversos estados do Brasil. O HRSAJ é o único hospital da Bahia a ter 100% de aprovação de residentes, na prova que confere o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Nascido e criado no Maranhão, o novo ortopedista Petterson Wallmari, após receber seu certificado, fez uma homenagem aos colegas, relatando a trajetória dos anos de residente e o agradecimento em especial ao coordenador e preceptor da Residência em Ortopedia, Carlos Alberto. Leia na íntegra a mensagem falada por Wallmari:

“A vida certamente apresenta-se como sucessões de batalhas, onde se faz necessário trabalhar muito, superando obstáculos e desafios, mesmo que haja tropeços e quedas. Sempre deveremos ter motivação, perseverança e insistência no cumprimento da missão. É estar sempre preparado para enfrentar situações adversas, pois o modo como encaramos as dificuldades é que nos distingue e nos diferencia. Os verdadeiros guerreiros olham nos olhos do futuro sem medo, prepotência ou arrogância. Mas com a confiança e convicção que está pronto para o combate. Senti orgulho de transformar obstáculos em oportunidade de crescimento, de ter enfrentado e suportado as turbulências da vida e vencer. É uma sensação indescritível chegar ao final de uma etapa importante da vida com a consciência de dever cumprido. Muito obrigado meu bom Deus, meus pais, minha adorável família, minha esposa Débora e filhos, e principalmente ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e ao meu mestre e exemplo de profissional, doutor Carlos Alberto”.

Dos seis formandos, três irão realizar especialização nas áreas de Cardiologia, Angiologia e Neurologia. Além de ofertar residências médicas, o HRSAJ atua como um centro de formação ao receber alunos de universidades públicas – como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – e cursos técnicos, através de programas de estágios supervisionados nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba