Hospital Professor Eládio Lasserre promove saúde mental em campanha Setembro Amarelo

Levantar o debate e lembrar que saúde vai além do bem-estar físico. Com esta proposta, o Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) realizou, na quarta-feira (11), ação para colaboradores em adesão à campanha Setembro Amarelo.

Com tema ‘A Depressão nos Profissionais de Saúde’, a palestra ministrada pelo psiquiatra da unidade, Tito Germano Matos, também tratou de suicídio, ansiedade e Síndrome de Burnout, assim como seus sintomas e cuidados para prevenção.

O profissional ressalta que, embora sejam temas difíceis e alvos de preconceito, não se pode deixar de pensar e falar sobre. “Os transtornos psiquiátricos hoje em dia já são a maior causa de afastamento de trabalho. A Síndrome de Burnout, por exemplo, já é mais prevalente nos funcionários da saúde que em qualquer outro”, afirma Matos.

Para tratar os transtornos, o acompanhamento de um profissional da área é indispensável. “Ir ao psiquiatra ou psicólogo ainda é visto como sinal de fraqueza, quando na realidade não é”, explica.

Transtornos psiquiátricos

Conforme o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico devido a situações de trabalho desgastante e que demandam muita competitividade ou responsabilidade, tendo como principal causa o excesso de trabalho.

O suicídio, por sua vez, é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gêneros. Mas ele pode ser prevenido. Saiba onde procurar ajuda:

SERVIÇOS DE SAÚDE

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (saúde da família, postos e centros de saúde).

EMERGÊNCIA

Emergência SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – CVV

Ligue 141 ou acesse www.cvv.org.br para chat, e-mail e informações.

NÚCLEO DE ESTUDO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO (NEPS)

Atendimento ambulatorial por demanda espontânea, Rua Direta Saboeiro, s/n, Salvador, Bahia.

 

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba