Hospital Professor Eládio Lasserre completa 24 anos

Integrante da Rede de Atenção às urgências e emergências da Região Metropolitana de Salvador, o Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) completa, neste mês, 24 anos de serviços prestados à população baiana.
De janeiro a novembro, foram realizados mais de 140 mil atendimentos médicos e multidisciplinares, além de 3 mil cirurgias e 220 mil exames voltados às especialidades ofertadas pela unidade, entre elas Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e Traumato-ortopedia.
Os usuários atendidos pelo HPEL têm se beneficiado, ao longo dos anos, com os constantes avanços técnicos e tecnológicos, como a utilização do serviço de tomografia computadorizada e realização de cirurgias por vídeo, as denominadas videolaparoscopias.
Para o diretor geral do HPEL, Sóstenes Santos, apesar das adversidades enfrentadas neste período de pandemia, as conquistas devem ser celebradas. “Avançamos com a ampliação de leitos de UTI e convencionais ao longo deste período, assim como com a ampliação do Serviço de Bioimagem e melhoria dos processos de gestão”, exemplificou o gestor.
Sóstenes ressalta que parte significativa destes avanços apóia-se no mérito do corpo assistencial do Hospital Professor Eládio Lasserre. “O trabalhador da saúde é quem confere vida a esta instituição e produz muito mais do que procedimentos: produz cuidado em saúde. Por isso, estamos sempre dispostos a acolher o cidadão, representando a força do SUS através dos seus princípios: acesso universal; integralidade e equidade. Agradecemos a todos os colaboradores, à comunidade e aos gestores, bem como à gestão compartilhada da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por mais um ano de parceria”.
Este ano, o HPEL ainda firmou parceria com o Hospital Sírio-Libanês, através do programa ‘Lean nas Emergências’, em uma iniciativa do Ministério da Saúde e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Desde então, os fluxos da urgência e emergência vêm sendo aprimorados através da metodologia Lean para gestão de processos. “Tem sido um grande avanço para nós, já que tem permitido o aprimoramento de todos os processos do hospital, desde a chegada do paciente até a alta”, afirmou o diretor técnico do HPEL, Jean Velozo.
Além da certificação de excelência atribuída ao laboratório pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, os fluxos para captação de córneas também foram destaque entre as estratégias desenvolvidas pelo hospital. No mês de outubro, o HPEL foi classificado pelo Banco de Olhos da Bahia como o maior centro doador de córneas do estado desde a liberação de captações pelo Ministério da Saúde.
No campo do ensino e pesquisa, por sua vez, a unidade é atuante com Programas de Residência, Estágio e Internato, contribuindo para a experiência e formação qualificada de profissionais da saúde.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba