Hospital Eládio Lasserre realiza captação de córneas e contribui para redução de lista de espera de transplantes

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) realizou, nesta terça-feira (20), mais uma captação de córneas na unidade. Realizada através da Capta Visão, do Banco de Olhos e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da unidade, a doação foi possível após consentimento dos familiares de um paciente de 68 anos, vítima de parada cardiorrespiratória.

A doação é feita após notificação e abordagem de profissionais da Enfermagem, Serviço Social e Psicologia aos familiares do doador. Ao optarem pela doação, até dois pacientes que aguardam por transplantes de córneas são beneficiados com o gesto.

Para o presidente da CIHDOTT do HPEL, Gabriel Oliveira, é importante entender a necessidade das pessoas que estão na fila aguardando por um transplante. “Apesar de ser um momento tão difícil pela perda de um parente querido, é um ato altruísta ajudar quem precisa e aguarda na fila de espera”, observou.

Para se tornar um doador de órgãos, é necessário ter entre dois e 70 anos e não é necessário registrar por escrito. Atualmente, cerca de 600 pacientes aguardam por um transplante. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos podem ser obtidas através do site www.saude.ba.gov.br/transplantes.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba