Hospital da Mulher registra 11ª captação de córneas e beneficia pacientes em fila de espera

O Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador, registrou mais uma captação de córneas na tarde desta terça-feira (02). A captação foi possível após decisão de familiares de uma paciente de 39 anos.
Realizada através da Central Estadual de Transplantes e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a captação beneficiará ao menos dois pacientes que aguardam na lista de espera de transplantes.
A doação só é possível com o consentimento familiar do doador. Para isso, após a constatação da morte e seguidos os requisitos para o processo de doação, os familiares são informados sobre o óbito da paciente e recebem apoio emocional de uma equipe especializada que oferece a possibilidade de doação dos órgãos.
“Muitos pacientes ainda precisam e aguardam na fila de transplante. Com esse ato de amor, conseguimos diminuir esta espera e ajudar quem precisa”, afirma a presidente da CIHDOTT do Hospital da Mulher, Aline Botelho.
Atualmente, cerca de 700 pacientes aguardam por um transplante de córneas na fila única. Para se tornar um doador de órgãos, é necessário ter entre dois e 70 anos e não é necessário registrar por escrito. Basta conversar com a família e deixá-la ciente do desejo.
Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos podem ser obtidas através do site www.saude.ba.gov.br/transplantes.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba