A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital da Mulher promoveu, entre os dias 20 e 24, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A edição deste ano contou com dinâmicas de conscientização sobre hábitos digitais, com o objetivo de incentivar a manutenção do equilíbrio entre a vida online e off-line.
Como parte da programação, a equipe organizadora lançou mão de jogos interativos que provocaram os participantes a refletir sobre o tempo dedicado ao mundo digital e os impactos disso na qualidade de vida. Além dos jogos, os colaboradores participaram de atividades como dança, ginástica laboral, orientações sobre saúde bucal e sessões de relaxamento com massoterapia.
A presidente da CIPA, Adaildes Fiuza, destacou a importância de dosar o uso da tecnologia na vida pessoal e ambiente de trabalho. “A tecnologia é essencial para nossa rotina de trabalho, mas o uso excessivo tem se mostrado uma preocupação crescente. A dependência digital pode afetar a saúde física e mental dos colaboradores, impactando na produtividade e bem-estar no ambiente de trabalho”, observou.
O colaborador do Departamento Pessoal do Hospital da Mulher, João Mateus, apoiou a escolha do tema para a SIPAT 2025. “Gostei bastante da Semana. Acho muito importante trazer esse debate, ressaltar a necessidade de passar menos tempo nas telas e o quanto isso pode prejudicar a saúde. Espero que tenha mais vezes”, desejou.