Hospital da Mulher realiza cirurgias reparadoras no outubro rosa

No mês de outubro, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Hospital da Mulher, realiza cirurgias reparadoras de mama em mulheres oriundas das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia do Estado da Bahia, as UNACON´s. A ação acontece nos dias 21 e 28 de outubro, sendo a primeira unidade hospitalar da Bahia a realizar uma ação desta dimensão.

Muito além do fator estético, a cirurgia de reconstrução mamária tem a finalidade de restaurar a imagem corporal e confiança das pacientes que realizaram cirurgias oncológicas, seja com a retirada parcial ou completa da mama. “Entre os benefícios identificados por conta da reconstrução, o mais significativo está relacionado à parte psicológica e à autoestima, ligada ao retorno do convívio social desta paciente.”, afirma a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital da Mulher, Márcia Aquino.

Reconstrução Imediata

A unidade, referência em saúde reprodutiva e ginecológica da mulher, é o primeiro hospital do norte-nordeste a realizar cirurgias reparadoras imediatas em pacientes com câncer de mama. “Inicialmente, a paciente realiza avaliação com o mastologista. Após definição do tratamento com indicação cirúrgica para a retirada do nódulo, as equipes da mastologia e cirurgia plástica determinam a conduta para realização da reconstrução da mama. A mastologia faz a retirada do câncer da mama e a cirurgia plástica realiza a reconstrução imediata.”, explica o coordenador da Cirurgia Plástica do Hospital da Mulher, Guilherme Queiroz.

A paciente, após o procedimento cirúrgico, continua em acompanhamento pelas duas especialidades, por no mínimo um ano.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba