Em parceria com Hospital Sírio Libanês, Hospital Professor Eládio Lasserre aprimora gestão do fluxo por meio do programa ‘Lean nas Emergências’

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL), localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, foi selecionado para participar do projeto ‘Lean nas Emergências’ do Hospital Sírio-Libanês, uma iniciativa do Ministério da Saúde e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

O projeto tem como principal objetivo aprimorar os fluxos das urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos de todo o país através da metodologia Lean para gestão de processos, estimulando boas práticas de gestão do fluxo, de forma a agilizar a passagem e o tempo de permanência do paciente na unidade.

De acordo com o diretor técnico do HPEL, Jean Velozo, a experiência será enriquecedora. “Vai ser um grande avanço para nós, já que permitirá o aprimoramento de todos os processos do hospital, desde a chegada do paciente até a alta”, afirmou.

GASU

Na última semana, profissionais da unidade participaram, em São Paulo, da Capacitação em Gestão Avançada em Serviço de Urgência (GASU) promovido pelo projeto ‘Lean nas Emergências’. “Depois da capacitação, uma equipe especializada virá até o hospital, quinzenalmente, para acompanhar de perto todo o trabalho que está sendo feito”, explicou Velozo.

Ao todo, a parceria terá duração de um ano e seis meses. “O HPEL é um hospital localizado geograficamente em uma comunidade altamente populosa e ter a oportunidade de receber um treinamento de excelência, com ferramentas de gestão e administração da emergência, com certeza trará melhorias para a qualidade da assistência prestada e, consequentemente, à comunidade assistida. Será uma vitória para todos nós”, acredita a gerente de enfermagem do hospital, Luciana Porto.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba