Em campanha Outubro Rosa, Hospital Professor Carvalho Luz conscientiza colaboradores sobre câncer de mama

O Hospital Professor Carvalho Luz (HPCL) reuniu os colaboradores, nesta semana, para uma roda de conversa sobre o câncer de mama, principal causa de morte por câncer em mulheres, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O momento contou com a presença e expertise da mastologista convidada Aline Nonato. A profissional tratou sobre o conceito, fatores de risco, dados e o que fazer para prevenir, além de mitos e verdades sobre a doença. “É sempre muito relevante trazermos informações para os colaboradores, porque sempre tem alguma informação nova, que faz chamar a atenção das pessoas para o tema”, afirmou Aline.

A ação foi promovida através da Comissão de Humanização da unidade. A coordenadora do Serviço de Psicologia do HPCL, Raquel Soares, acredita na mobilização da sociedade em dedicar um mês ao assunto. “Momentos como esse demonstram a importância da temática, mas também reforçam que os cuidados não devem ser tomados apenas no mês de outubro e sim diariamente, com a adoção de hábitos saudáveis”, observou.

Outubro Rosa

Criada em 1990, a campanha internacional Outubro Rosa tem como principal objetivo disseminar informações sobre fatores, sinais e prevenção do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, nódulos, mudança na posição ou formato do mamilo, vermelhidão, retração, alteração na pele do seio, saída de líquido pelo mamilo e caroço no pescoço e/ou axilas são os principais sintomas do câncer.

Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso de hormônios sintéticos estão entre as principais formas de prevenção da doença.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba