O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) foi contemplado, na segunda-feira (02), com o Selo Estadual de Humanização 2024, em cerimônia realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Concedido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), vinculada à Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH), o Selo tem a finalidade de certificar a qualidade do serviço ofertado por unidades de saúde. Para isso, foram verificadas a presença do acolhimento no atendimento aos usuários, assim como a garantia de direitos e deveres, a corresponsabilidade na gestão dos serviços de saúde, o olhar integrado e sistêmico na atenção e no cuidado, além da qualidade e segurança dos ambientes de trabalho e valorização dos sujeitos que adotam, em seu cotidiano de trabalho, a busca pela permanente construção de vínculos solidários.
Para o diretor técnico do HRSAJ, Antônio Carlos Neto, o Selo representa a materialidade do trabalho realizado pela equipe do hospital. “Esse prêmio nos permite refletir sobre como temos avançado tecnicamente ao longo dos quase 15 anos do HRSAJ, sobretudo na assistência humanizada. Receber a premiação nos impulsiona na busca constante por melhorias, a estarmos sempre atentos à renovação dos processos, na guarda das virtudes e no reconhecimento e correção dos possíveis erros”, afirmou.
O gestor ainda destacou o trabalho realizado por todos os colaboradores da unidade. “São homens e mulheres que buscam o melhor todos os dias e oferecem o seu melhor para os nossos pacientes e acompanhantes”.
Política de Humanização
De acordo com o Ministério da Saúde, a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção da saúde.
Como estratégias de humanização do HRSAJ, destacam-se a Sala de Descompressão, local em que os trabalhadores podem descansar após a refeição e desfrutar de momentos lúdicos com conforto, e a implantação do Lean Healthcare, programa que confere celeridade nos processos de atendimento.
Colaboradores, pacientes e acompanhantes ainda participam, durante todo o ano, de programações educativas, de saúde e bem-estar, como comemorações de aniversários e datas festivas, rodas de conversa informativas e dinâmicas que buscam conscientizar sobre temas relativos à saúde.