Conscientização e humanização marcam campanha Outubro Rosa no Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher realiza, durante todo o mês, uma série de iniciativas em alusão à campanha Outubro Rosa. Momentos educativos, de conscientização e também de diversão fazem parte das atividades planejadas pela unidade.

Com a ação ‘Roda Roda da Prevenção’, realizada pelo Serviço de Citopatologia, pacientes oncológicas, familiares e acompanhantes participam de dinâmica sobre a prevenção do câncer do colo do útero, um dos temas lembrados durante o movimento Outubro Rosa. A atividade proporciona o debate sobre doses e tipos de vacinas contra o Papilomavírus Humano (HPV), a troca de informações relevantes sobre os grupos de risco, além do público-alvo da vacinação.

Ao longo do mês, as pacientes também aprendem sobre o câncer de mama e são orientadas sobre como identificar alterações para a identificação precoce da doença. Os momentos de descontração ficam por conta das sessões de maquiagem e musicoterapia realizada nos diversos setores do hospital.

A coordenadora de Enfermagem do Serviço de Oncologia Clínica, Gabriela Silva, ressaltou a importância da atenção à saúde integral da mulher. “Para além da conscientização acerca da prevenção ao câncer de mama, entendemos que podemos abordar outros temas importantes, como a prevenção ao câncer do colo do útero, que segue entre os mais frequentes na população feminina. Além disso, temos a oportunidade de reforçar sobre os direitos das pacientes oncológicas e realizar ações descontraídas, como momentos de maquiagem e musicoterapia”, destacou.

A paciente Rita de Cássia Gomes foi uma das participantes das sessões de musicoterapia. “Eu fiquei muito emocionada, porque me senti voltando à minha adolescência. Eu ouvia muito essas músicas no Pelourinho, onde moro. Foi muito lindo”, compartilhou.

Ações externas

Nos dias 17, 19 e 26 de outubro, o Hospital da Mulher realizará blitzes educativas na Ponta de Humaitá, Estação da Lapa e Parque da Cidade, respectivamente. As ações têm como principal objetivo levar informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama para o público transeunte.

As atividades serão conduzidas por equipe multidisciplinar e incluirão jogos de perguntas e respostas, demonstrações de autoexame da mama e entrega de brindes. No dia 17, além da blitz educativa na Ponta de Humaitá, pacientes, colaboradores e acompanhantes da Casa de Apoio à Mulher participarão de caminhada de conscientização sobre o câncer de mama. A concentração será na Casa de Apoio do Hospital da Mulher, localizada no Monte Serrat, e terá como destino a Ponta de Humaitá.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba