O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) encerrou a campanha Setembro Amarelo com realização de palestras e atividades temáticas para os colaboradores. Prevenção do suicídio e saúde mental foram os temas centrais dos encontros promovidos pelo Serviço de Psicologia, Medicina do Trabalho e Comissão de Humanização.
A coordenadora de Psicologia do HECB, Anne Carolina Teixeira, afirma que a iniciativa é essencial para promover informação, além de reforçar a importância do cuidado integral. “A saúde mental é um aspecto essencial do bem-estar geral, e cuidar dela deve ser uma prioridade para todos nós. Nosso objetivo é, principalmente, trazer o encorajamento e a conscientização sobre a importância da escuta ativa e do acolhimento”, compartilhou.
As ações do Setembro Amarelo convidaram à reflexão sobre a saúde mental e levantaram o debate sobre a importância do cuidado ao próximo. “É fundamental valorizar a vida e não ter receio de pedir ajuda; sempre há alguém disposto a nos ouvir e apoiar. Devemos estender a mão uns aos outros”, compartilhou Thainá Rabello e Silva, assistente social do HECB.
A programação também incluiu uma dinâmica com sementes de girassóis, símbolo da luz, esperança e da busca por saúde mental durante o Setembro Amarelo. Na ocasião, os colaboradores plantaram as sementes no jardim da unidade.