O Hospital da Mulher encerrou a campanha Janeiro Verde 2024 com ação voltada aos colaboradores. Através do Laboratório de Citopatologia, foram ressaltados a importância da prevenção e combate ao câncer de colo de útero, assim como as formas de profilaxia e tratamentos para a doença também conhecida como câncer cervical.
Discutindo assuntos importantes como especificações de contaminação, fatores de risco, importância da vacinação e da realização do exame Papanicolau, os colaboradores ainda participaram de dinâmica interativa com tópicos sobre o câncer de colo de útero.
Conforme a coordenadora de Citopatologia, Gleisequelle Souza, a ação buscou principalmente mostrar as possibilidades de prevenção e destacar o papel da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), principal agente causador do câncer de colo do útero. “Buscamos, com essa roda de conversa, levar informação para os colaboradores e plantar também uma sementinha de réplica, para que repassem essas informações para os seus familiares, para os seus filhos, e que sejam incentivados à vacinação contra o HPV”, afirmou.
Para a aprimoranda do Serviço Social, Daiane Borges, a palestra se mostrou uma chance de aprendizado. “Tirou muitas dúvidas relacionadas ao HPV. Dúvidas que a gente não sabia e não tinha até mesmo noção, relacionadas às vacinas e sua importância na prevenção contra o câncer do colo. Foi realmente uma iniciativa muito importante, que nos engajou e nos fez ter mais vontade de correr atrás do conhecimento”, concluiu.