O Hospital da Mulher realiza, entre os dias 22 e 26 de janeiro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2024. Com o tema ‘Mente saudável, trabalhador seguro’, neste ano, a programação tem o intuito de ampliar a conscientização acerca da priorização da saúde mental no contexto laboral.
Aliando diversão e informação, a semana envolve rodas de conversa sobre saúde mental, qualidade de vida no ambiente organizacional, bate-papos sobre ergonomia no trabalho e exposição de técnicas de relaxamento, além de ginástica laboral e quizzes interativos.
A escolha do tema busca destacar a necessidade de manter o equilíbrio entre produtividade e saúde psicológica, reconhecendo a importância dos dois para o bem-estar institucional. “Para pensar em um trabalho seguro, é preciso cuidar de aspectos emocionais e psicológicos para além de uma saúde física e apenas orgânica. Então estas ações que vêm sendo realizadas promovem conscientização sobre o cuidado da saúde mental, além de possibilitar e oferecer informações para criação de estratégias para que esse cuidado seja efetivo”, afirma a coordenadora de psicologia do Hospital da Mulher, Marta Moreira.
Realizada através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a SIPAT é um programa de segurança do trabalho e saúde ocupacional previsto na Legislação Trabalhista, conforme a NR-5 (Norma Regulamentadora).
Para o técnico de segurança Marcos Vinícius, a SIPAT está sendo proveitosa. “Com as nossas dinâmicas, estamos auxiliando o colaborador para que, através de suas próprias habilidades, maneje eventuais estresses, aprimore o equilíbrio emocional e a resiliência, ajudando a ter uma boa saúde mental no trabalho e contribuindo para promover um ambiente de bem-estar para todos”, disse.