Setembro Amarelo: Hospital Professor Carvalho Luz promove ação educativa sobre o suicídio

Com a vigência da campanha Setembro Amarelo, o Hospital Professor Carvalho Luz (HPCL) promoveu, na última semana, uma roda de conversa temática para colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre suicídio e depressão, temas centrais da campanha.

Conforme o Ministério da Saúde, a depressão é um problema médico grave, com prevalência de 15,5% ao longo da vida dos brasileiros. Humor depressivo, falta de energia excessiva, insônia, alterações de apetite, redução do interesse sexual, além de dores e sintomas físicos difusos são alguns dos sintomas da doença, que deve ser diagnosticada por especialistas.

De acordo com a psicóloga e palestrante convidada Mariana Britto, a falta de alguém para contar pode potencializar a sensação de desamparo de quem sofre de depressão. “Por este motivo, a conversa e informação desempenham papéis extremamente relevantes. Através da informação, é possível que o receptor da mensagem perceba que pode ser acolhido e ajudado”, enfatizou.

Apesar de o tema ainda ser tratado como tabu, para a psicóloga Raquel Soares, momentos como estes também possibilitam a quebra de barreiras impostas pela vivência e sociedade. “Esta ação é um lugar de transformar esse olhar para que aqueles que sofrem emocionalmente busquem um caminho de suporte profissional, recebendo tanto o apoio familiar quanto o social, além de contribuir para que todos obtenham conhecimento sobre como acolher o sujeito em sofrimento”, pontou.

Onde buscar ajuda?

SERVIÇOS DE SAÚDE

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (saúde da família, postos e centros de saúde).

EMERGÊNCIA

Emergência SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – CVV

Ligue 141 ou acesse www.cvv.org.br para chat, e-mail e informações.

NÚCLEO DE ESTUDO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO (NEPS)

Atendimento ambulatorial por demanda espontânea, Rua Direta Saboeiro, s/n, Salvador, Bahia.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba