Saúde mental: UPA de Jequié encerra campanha ‘Janeiro Branco’ com roda de conversa temática

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jequié promoveu, nesta terça-feira (28), o encerramento da campanha ‘Janeiro Branco’ com programação dedicada aos colaboradores.

Conscientizar sobre a importância e promoção da saúde mental é o principal objetivo da campanha. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo e a doença configura, atualmente, como a principal causa de incapacidade, podendo levar ao suicídio.

“O adoecimento mental não se restringe ao adoecimento grave. Aos poucos, fatores externos podem provocar alterações que, inicialmente, são sutis, mas que comprometem a funcionalidade e qualidade de vida das pessoas”, afirma o psiquiatra e palestrante Florentino Andrade.

Na ocasião, em formato de roda de conversa, Andrade abordou o tema Desintoxicação Mental. O autocuidado também fez parte da programação, com práticas como respiração adequada e técnicas de relaxamento e alongamento ministradas pela fisioterapeuta Loreta Couto. “Através de medidas simples, que cada um pode fazer no dia a dia, é possível melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, o atendimento prestado ao paciente”, explicou Florentino Andrade.

A encarregada administrativa Ana Dilce elogiou a iniciativa. “Um evento excelente, onde tivemos a oportunidade de aprender técnicas de relaxamento e controle da ansiedade. Uma roda de conversa bem oportuna, com várias dicas de como viver melhor e cuidar da nossa saúde do corpo e mente como um todo”, observou.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba