Profissionais do Serviço AME concluem curso promovido pela ESPBA/SUPERH para enfrentamento da violência sexual

A equipe multidisciplinar do Serviço de Atendimento a Mulheres que foram Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher (Serviço AME) concluiu, nesta semana, o Curso de Qualificação para Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Promovido pela Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA/SUPERH), em parceria com a Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC/SAIS), o curso teve duração de dezoito meses.
De acordo com a coordenadora do curso, Marimeire Morais, a qualificação teve como principal objetivo qualificar profissionais de serviços de referência e serviços prioritários. A programação de encerramento contou com oficinas formativas, as quais abordaram as diretrizes fundamentais para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, com foco em estragégias e novas abordagens em cuidado, saúde e acolhimento destes pacientes. Também foram realizados debates entre representantes de entidades governamentais, não governamentais e profissionais da saúde.
Para a diretora médica e coordenadora do Serviço AME, Jamile Martins, o curso fortaleceu a conscientização acerca da temática e trouxe novas perspectivas. “O curso surgiu num momento muito propício da Rede de Enfrentamento, momento em que tivemos um crescimento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher e dos serviços que fazem atendimento. Trazer equipes e serviços de todo o estado a um diálogo uníssono nos traz novas perspectivas de integração”, concluiu.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba