A equipe multidisciplinar do Serviço de Atendimento a Mulheres que foram Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher (Serviço AME) concluiu, nesta semana, o Curso de Qualificação para Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Promovido pela Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA/SUPERH), em parceria com a Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC/SAIS), o curso teve duração de dezoito meses.
De acordo com a coordenadora do curso, Marimeire Morais, a qualificação teve como principal objetivo qualificar profissionais de serviços de referência e serviços prioritários. A programação de encerramento contou com oficinas formativas, as quais abordaram as diretrizes fundamentais para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, com foco em estragégias e novas abordagens em cuidado, saúde e acolhimento destes pacientes. Também foram realizados debates entre representantes de entidades governamentais, não governamentais e profissionais da saúde.
Para a diretora médica e coordenadora do Serviço AME, Jamile Martins, o curso fortaleceu a conscientização acerca da temática e trouxe novas perspectivas. “O curso surgiu num momento muito propício da Rede de Enfrentamento, momento em que tivemos um crescimento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher e dos serviços que fazem atendimento. Trazer equipes e serviços de todo o estado a um diálogo uníssono nos traz novas perspectivas de integração”, concluiu.