Profissionais do Hospital da Mulher participam de Atualização em Captação de Córneas

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos realizou, neste mês, mais uma atualização do corpo profissional. Desta vez, o processo que antecede a captação de córneas, denominado abordagem, recebeu destaque pela atividade promovida em parceria com o Banco de Olhos da Bahia.

Assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros participaram da Atualização. Entre os assuntos abordados, foram levantados a importância da doação e captação de órgãos e tecidos, o processo da doação de córneas, além da humanização e acolhimento aos familiares, o respeito ao poder de escolha da família e da pessoa em vida.

Abordar os familiares sobre a doação de órgãos e tecidos traz benefícios à sociedade, mas é importante respeitar o direito da livre escolha, conforme pontua a coordenadora do Serviço Social do Hospital da Mulher, Zarife Darzé. “O grande objetivo desta atualização foi demonstrar que a doação de órgãos é um direito que assiste a todos nós cidadãos e é como um direito de cidadania que deverá ser abordado. Nesse sentido, portanto, a abordagem torna-se natural e mais leve, proporcionando ao entrevistado a possibilidade do livre exercício desse direito. O direito da escolha entre fazer ou não a doação, quando esse desejo não tenha sido expressado pelo cidadão em vida”, explicou.

A enfermeira Carolina Madeiro destacou o dever social para com as famílias que estão à espera da doação. “Na Atualização foi frisado que devemos uma devolutiva às pessoas que estão na fila. É importante que consigamos enxergar os dois lados, não só o de quem doa, mas também o de quem está esperando, visto que ambos têm papéis importantes; dessa forma, ficamos ainda mais empenhados para ajudar essas pessoas”, ressaltou a profissional.

De acordo com a Secretaria de Saúde do estado da Bahia (SESAB), atualmente, mais de 900 pessoas estão na lista de espera do Banco de Olhos do estado. Para ser um doador, basta deixar os familiares cientes do desejo. Mais informações sobre transplantes podem ser obtidas em saude.ba.gov.br/transplantes/.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba