Outubro Rosa: Santo Antônio de Jesus recebe primeiro dia de ação do Hospital da Mulher em parceria com Policlínicas

Home » EM DESTAQUE » Outubro Rosa: Santo Antônio de Jesus recebe primeiro dia de ação do Hospital da Mulher em parceria com Policlínicas
Esta postagem foi publicada em 5 de outubro de 2020

Equipes multiprofissionais do Hospital da Mulher realizaram, neste fim de semana, punções de mama guiadas por ultrassonografia para diagnóstico do câncer de mama. O município de Santo Antônio de Jesus, localizado no Recôncavo da Bahia, foi o primeiro a receber a ação da Campanha Outubro Rosa 2020 articulada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Hospital da Mulher, em uma parceria com as 16 Policlínicas Regionais de Saúde. Todos os fluxos foram realizados em acordo com os protocolos de saúde e segurança preconizados pela Sesab, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Natural de Castro Alves, Dona Raimunda Alves, de 55 anos, adorou a iniciativa e a possibilidade de realizar o procedimento mais perto de casa. “É muito bom mesmo, porque a gente não precisa ir para Salvador; principalmente eu, que tenho problema de fratura. A tendência, depois desse exame, é melhorar minha saúde”, contou.

Em menos de 30 minutos, a dona de casa Adriana da Cruz saiu de Muniz Ferreira e chegou em Santo Antônio de Jesus. “Estava precisando fazer essa punção e como esses profissionais puderam vir para cá, facilitou minha vida”, revelou a paciente  

Nos dias 9, 10 e 11, Simões Filho, Feira de Santana e Alagoinhas receberão a ação. Ao todo, cerca de mil mulheres serão beneficiadas durante toda a Campanha. “Esta ação vem para atender uma demanda já existente de pacientes com lesões na mama. Nosso objetivo é, principalmente no meio dessa pandemia, levar parte do Serviço de Mastologia até a paciente e à região delas, de maneira que as pacientes não precisem se deslocar para Salvador, ampliando a oferta desse procedimento”, explicou o coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital da Mulher, André Dias..

Como funciona?

Cada Policlínica classificou as pacientes com perfil necessário à participação na ação. Em seguida, foram agendadas e disponibilizadas às pacientes as datas dos procedimentos com especialista do Hospital da Mulher.
A realização dos procedimentos seguirá durante os meses de outubro e novembro. Após a realização, identificada a necessidade de tratamento, a paciente será encaminhada para Hospital da Mulher.