Outubro Rosa: Hospital da Mulher realiza parceria com Policlínicas e bate a marca de 100 mil atendimentos do Serviço de Mastologia

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos realiza, no mês de outubro, uma série de ações em função do Outubro Rosa, campanha de conscientização contra o câncer de mama.

No primeiro fim de semana do mês dedicado à campanha, a unidade realiza, pelo segundo ano consecutivo, em articulação direta com as Policlínicas Regionais de Saúde via Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), punções mamárias para pacientes das Policlínicas que apresentem indicação para a realização dos procedimentos – punção por agulha fina (PAAF) ou agulha grossa (CORE).

De acordo com o diretor médico do HM, Paulo Sérgio Andrade, a ação tem como principal objetivo antecipar a realização dos procedimentos e, consequentemente, reduzir o tempo de diagnóstico e tratamento para as pacientes. “Identificada a necessidade, todas as pacientes serão acompanhadas integralmente no Hospital da Mulher”, ressaltou.

No decorrer de todo o mês de outubro, também serão realizadas cirurgias de reconstrução mamária para as pacientes oncológicas da unidade. O Hospital da Mulher utiliza materiais e técnicas de ponta para a realização de punções e reconstruções mamárias. Com acordo de operação técnica firmado com o Hospital Sírio-Libanês, ainda será possível ampliar o número de cirurgias de reconstrução da mama.

Desde 2017, o Hospital da Mulher já realizou mais de 900 mil atendimentos, sendo 100 mil do Serviço de Mastologia.

Ações educativas e de humanização

 O Hospital da Mulher aposta na informação e ações de humanização como forma de educar e também reforçar a importância da campanha Outubro Rosa. Ao longo do mês, serão realizadas palestras de conscientização sobre o tema para pacientes e colaboradores, além de realizada a entrega de perucas através do projeto ‘Fio Solidário’, em parceria com o projeto voluntário ‘Tantinho de Esperança’.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba