Junho Vermelho: Hospital Professor Carvalho Luz conscientiza colaboradores à doação de sangue

Em adesão à campanha Junho Vermelho, a Comissão de Humanização do Hospital Professor Carvalho Luz (HPCL) promoveu para os colaboradores, nesta semana, a palestra ‘Capacitação de doadores, doação de sangue e medula óssea’.
Ministrada pela coordenadora de Hemorrede Pública do Estado, Iara Matos, e pela coordenadora de laboratório da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Adriana Ramos, a ação destacou tópicos como a importância do gesto de doar e as etapas que compõem o processo de doação de medula óssea. Os participantes ainda foram orientados sobre os requisitos para se tornarem doadores e os benefícios que suas contribuições podem trazer aos pacientes.
Além de salvar vidas, a iniciativa buscou promover a cultura de solidariedade e responsabilidade coletiva. Para a presidente da Comissão de Humanização, Andressa Oliveira, a palestra contribuiu para despertar maior interesse sobre o assunto. “Tanto a necessidade, quanto a importância da doação foram bem explicadas através das falas das palestrantes; ver os colaboradores engajados foi muito gratificante”, compartilhou.
A auxiliar do setor financeiro, Thailane Santos, destacou a diversidade dos temas apresentados, além da importância de desmistificar a doação de sangue e medula óssea. “Foi muito interessante aprender sobre as dúvidas comuns que circulam sobre esse assunto e ser incentivada, junto aos colegas, à doação, enfatizando o impacto positivo que isso pode ter”, afirmou.
Seja um doador
Doações de sangue podem ser realizadas em uma das unidades de coleta da Hemoba disponíveis no estado. Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores devem estar acompanhados de responsável legal, enquanto pessoas com mais de 60 anos só poderão doar sangue caso já tenham realizado doação antes dos 60 anos.
No dia da doação, é recomendável que o doador esteja descansado, alimentado, além de que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e nem tenha fumado por ao menos duas horas antes da coleta de sangue.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba