Instituto Fernando Filgueiras lembra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Lembrado nacionalmente em 21 de setembro, o Dia de Luta pela Pessoa com Deficiência foi celebrado pelo Instituto Fernando Filgueiras (IFF) com a participação de equipe multidisciplinar no seminário ‘Você conhece a nossa história?’, promovido pela Associação Baiana de Deficientes Físicos, em Salvador.

A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), assim como o combate à discriminação por qualquer ordem, é conduta fundamental do Instituto. De acordo com a gerente de Recursos Humanos, Adriana Podestá, a Instituição entende que não há trabalho específico para uma pessoa com deficiência.

“Ampliar as possibilidades de contratação, fortalecer a igualdade e apoiar as diferenças é uma diretriz do IFF. Por isso consideramos que a igualdade de condições deva ser uma rotina e não algo que precise ser considerado uma vitória, já que todos somos iguais nas nossas diferenças”, pontuou.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de dois anos tem algum tipo de deficiência. Desde 1991, a Lei de Cotas (Lei nº 8.213) estabelece que empresas com cem ou mais colaboradores devem preencher parte dos seus cargos com pessoas com deficiência.

Adriana Podestá ressalta, no entanto, que é preciso ir além do cumprimento às leis. “Apesar da Lei ser necessária e importante, o que deve nos mover é o entendimento de que as pessoas com deficiência têm capacidade de executar as mesmas atividades que pessoas sem deficiência, mas de um jeito diferente, correspondendo às suas próprias características”, concluiu.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba