HRSAJ adota estratégias de humanização para aproximar familiares e pacientes internados na UTI

Estreitar laços e amenizar a saudade entre  familiares e pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com essa proposta, os Serviços Social e de Psicologia do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) desenvolveram, na unidade, novas estratégias de contato e aproximação. 

A iniciativa foi adotada devido à revisão de política de visitas em unidades hospitalares em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Com o apoio de equipe multidisciplinar,  são realizadas atividades com a utilização de recursos audiovisuais, nas quais os familiares têm a oportunidade de escrever ou gravar mensagens para o paciente. “Estudos mostram que ao reproduzir mensagem ou vídeo feitos por um familiar próximo ao paciente, provoca-se  um estímulo de valor cognitivo e emocional que contribuem para minimizar a instabilidade emocional”, explica a coordenadora do Serviço Social, Fernanda Macedo.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Psicologia, Márcia Aquino, com  a iniciativa, é possível proporcionar um atendimento humanizado, considerando a sua integralidade na unidade de cuidados, além de unir qualidade do tratamento técnico à qualidade do relacionamento entre paciente, familiares e equipe multiprofissional. “Este contato com certeza gera impactos importantes na saúde mental do paciente e também da família”, conclui.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba