HPEL conscientiza colaboradores sobre câncer de mama

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) realizou, na tarde desta quinta-feira (22), uma roda de conversa sobre o câncer de mama. Voltada aos colaboradores, a ação faz parte da campanha Outubro Rosa 2020 da unidade. 

O papel da nutrição, os fatores de risco, sintomas, prevenção e outros aspectos foram apresentados pela nutricionista Lilian Oliveira e pela mastologista convidada Aline Nonato. 

A mastologista chamou atenção para o fato de que 30% dos cânceres de mama podem ser evitados. “Se controlarmos fatores como obesidade e sobrepeso, alimentação irregular, má qualidade de vida e bebida alcoólica, podemos diminuir a chance de desenvolver câncer de mama”, observou Aline.

A nutricionista Lilian reforçou a importância da alimentação na manutenção de uma rotina saudável e da prevenção ao câncer. “Isso inclui manter uma alimentação rica em nutrientes, com bastante frutas, verduras e legumes e moderar o consumo de frituras, gorduras e alimentos com alto teor de sódio e açúcar”.

Criada em 1990, a campanha internacional Outubro Rosa tem como principal objetivo disseminar informações sobre o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais de 66 mil novos casos de mama são estimados para 2020.

Nódulos, mudança na posição ou formato do mamilo, vermelhidão, retração, alteração na pele do seio, saída de líquido pelo mamilo e caroço no pescoço e/ou axilas são os principais sintomas do câncer. O médico mastologista deve ser consultado, preferencialmente, anualmente.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba