Hospital Estadual Costa das Baleias realiza captação de córnea e beneficia pacientes em fila de espera


 
O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) registrou, na última semana, a primeira captação de córneas de 2025, realizada após a decisão da família de um doador de 54 anos. A doação representa uma importante ação de solidariedade, oferecendo a possibilidade de reverter a visão para pessoas que aguardam na fila de espera para transplante.
Por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o processo foi conduzido por uma equipe multiprofissional habilitada pelo Banco de Olhos do Estado da Bahia. As córneas foram encaminhadas para uma unidade especializada em Salvador, onde serão avaliadas e tratadas por oftalmologistas. Posteriormente, serão destinadas aos centros transplantadores, conforme as necessidades e critérios estabelecidos. 
Para a coordenadora da CIHDOTT, Natiele Aragão, a doação é um verdadeiro ato de ressignificação do luto, pois permite que a dor da perda se transforme em um gesto de solidariedade e esperança para outras vidas. “A redução da fila para transplante de córnea representa um grande desafio, mas acredito que, com mais informação e conscientização, podemos ampliar o acesso e a oportunidade de milhares de baianos que aguardam na fila”, destacou.
O HECB conta com um fluxo de doação de órgãos rigorosamente supervisionado em todas as etapas, desde o primeiro contato com os familiares, incluindo o apoio emocional, até a organização das rotinas e a execução dos procedimentos essenciais. “Doar córneas é um ato de amor que vai além da vida. É oferecer a alguém a oportunidade de redescobrir o mundo, com esperança e gratidão”, concluiu a gerente assistencial do HECB, Jéssica Reis.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba