Hospital Eládio Lasserre representa o Nordeste em projeto do Ministério da saúde e Hospital Sírio-Libanês

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL), em Salvador, foi o único hospital da região Nordeste a ser selecionado para participar da Fase II – Ciclo 3 do projeto ‘Lean nas Emergências’, promovido pelo Hospital Sírio-Libanês, em uma iniciativa do Ministério da Saúde e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

O projeto tem como principal objetivo aprimorar os fluxos das urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos de todo o país através da metodologia Lean para gestão de processos, estimulando boas práticas de gestão do fluxo, de forma a agilizar a passagem e o tempo de permanência do paciente na unidade.

Na primeira fase, as unidades de saúde foram contempladas na área da Emergência. A segunda fase e terceiro ciclo, por sua vez, serão voltados ao Centro Cirúrgico e enfermarias. As atividades terão início em 01 de fevereiro. “Este terceiro Ciclo vai nos apresentar diversas ferramentas de gestão, permitindo maior giro leito nas enfermarias e, consequentemente, maior eficiência dentro do Centro Cirúrgico”, explicou o diretor médico do HPEL, Jean Velozo.

Em dezembro, gestores, representantes médicos e de enfermagem participaram do estudo presencial Gestão de Alta Performance (GAP), em São Paulo. A cada quinze dias, durante os primeiros seis meses, o hospital receberá os consultores do Projeto, em Salvador. Após este acompanhamento pelos profissionais, serão avaliadas, de forma anual, as estatísticas e demais resultados advindos da nova gestão. “Estas ferramentas de gestão contribuirão não apenas para o atingimento de metas, mas também para a melhoria de fluxo e processos como um todo, visando melhor qualidade de trabalho tanto da assistência quanto dos demais colaboradores”, concluiu Velozo.

O HPEL

O HPEL realizou, em 2022, mais de 130 mil atendimentos médicos e multidisciplinares, além de 6.500 cirurgias. Também em 2022, o HPEL passou a fazer parte do projeto ReConecTAR (Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência), em iniciativa conjunta do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI). O objetivo é aprimorar a percepção de bem-estar, satisfação, resiliência, engajamento e participação nas decisões locais no ambiente de trabalho assistencial diário.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba