Hospital da Mulher realiza I Atualização sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem

Home » EM DESTAQUE » Hospital da Mulher realiza I Atualização sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem
Esta postagem foi publicada em 29 de agosto de 2018

O Hospital da Mulher promoveu, nas manhãs de segunda (27) e terça-feira (28), a I Atualização sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) da unidade. Voltado aos profissionais que atuam na área, o evento teve como objetivo reforçar a necessidade de operacionalizar os cuidados às pacientes, além de favorecer a autonomia e identidade profissional.

Ministrada pela enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSPHM), Millene Moura, a palestra abordou a prescrição de cuidados às pacientes de forma sistematizada e baseada em evidências científicas. “A Sistematização da Assistência de Enfermagem propõe o processo de enfermagem, que é como de fato a enfermagem, especificamente o enfermeiro, deve agir para executar o cuidado científico”, explica Millene.

A SAE garante a homogeneidade do cuidado e das ações, além de garantir que toda a equipe de profissionais de enfermagem está alinhada na execução do cuidado à paciente.

“A resolução Cofen nº 358/2009 dispõe sobre a SAE e a implementação do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados em que ocorrre o cuidado profissional de enfermagem. É através desta resolução que buscamos assegurar uma assistência de qualidade e humanizada às nossas pacientes”, explica o gerente de enfermagem do hospital, Lamartiny Gonçalves

Para a coordenadora do Núcleo de Atendimento Especializado (NAE), Gabriela Silva, a implantação e atualizações referentes a SAE são um importante instrumento para o planejamento, estruturação e organização do ambiente de trabalho. “Este é o caminho para uma assistência de excelência para as nossas pacientes”, garantiu.