Hospital da Mulher realiza I Atualização sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem

O Hospital da Mulher promoveu, nas manhãs de segunda (27) e terça-feira (28), a I Atualização sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) da unidade. Voltado aos profissionais que atuam na área, o evento teve como objetivo reforçar a necessidade de operacionalizar os cuidados às pacientes, além de favorecer a autonomia e identidade profissional.

Ministrada pela enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSPHM), Millene Moura, a palestra abordou a prescrição de cuidados às pacientes de forma sistematizada e baseada em evidências científicas. “A Sistematização da Assistência de Enfermagem propõe o processo de enfermagem, que é como de fato a enfermagem, especificamente o enfermeiro, deve agir para executar o cuidado científico”, explica Millene.

A SAE garante a homogeneidade do cuidado e das ações, além de garantir que toda a equipe de profissionais de enfermagem está alinhada na execução do cuidado à paciente.

“A resolução Cofen nº 358/2009 dispõe sobre a SAE e a implementação do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados em que ocorrre o cuidado profissional de enfermagem. É através desta resolução que buscamos assegurar uma assistência de qualidade e humanizada às nossas pacientes”, explica o gerente de enfermagem do hospital, Lamartiny Gonçalves

Para a coordenadora do Núcleo de Atendimento Especializado (NAE), Gabriela Silva, a implantação e atualizações referentes a SAE são um importante instrumento para o planejamento, estruturação e organização do ambiente de trabalho. “Este é o caminho para uma assistência de excelência para as nossas pacientes”, garantiu.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba