Hospital da Mulher promove atualização para enfermeiros através de educação continuada

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos promoveu, na terça-feira (15), atualização para os enfermeiros da unidade. Ministrada pela ginecologista Marilena Gomes de Freitas, a atividade apresentou atualizações em técnicas para coleta cervicovaginal.

O evento aconteceu através do Núcleo de Educação Permanente da unidade. De acordo com a biomédica citopatologista Taíla Bittencourt, a ação foi pensada de forma a aprimorar os conhecimentos acerca da leitura das lâminas de preventivos e, consequentemente, contribuir para a detecção precoce de lesões precursoras do câncer de colo de útero. “Desta forma, é possível aumentar as chances de cura dessas pacientes”, afirmou a biomédica.

Além de técnicas de coleta e do papel do exame preventivo na prevenção do câncer, a ginecologista Marilena Gomes também reforçou a necessidade de que o atendimento às pacientes seja sempre humanizado. “Também é nosso papel conversar, multiplicar conhecimento ao explicar o que estamos fazendo e ao falar sobre o porquê da importância deste exame”, enfatizou.

Assistência integral

Por meio do exame preventivo ou papanicolau, no Hospital da Mulher, é possível diagnosticar e tratar possíveis alterações celulares. O Serviço de Ginecologia dispõe de equipe de patologia do trato genital inferior, além de serviço de colposcopia. “Por este motivo, somos um dos centros de referência no estado, com oferta de, inclusive, anatomia patológica, que permite uma resposta muito rápida e, consequentemente, tratamento adequado em tempo hábil”, explica o ginecologista Flávio Maciel.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba