Hospital da Mulher participa de Sessão Especial Outubro Rosa promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia  

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos participou, na quarta-feira (23), da Sessão Especial ‘Outubro Rosa 2019’ promovida pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), em Salvador. A diretora administrativa do Hospital da Mulher, Avana Cavalcante, e a médica do Serviço de Mastologia, Fernanda Hassen, representaram a unidade que, hoje, é referência nacional em serviços prestados à saúde da mulher.

Idealizado pela Bancada Feminina e pela Comissão dos Direitos da Mulher, o evento, aberto pelo presidente da Casa, Nelson Leal, reuniu autoridades como a subsecretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Tereza Paim, a secretária de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira, a presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Olívia Santana, a coordenadora da Bancada Feminina, Neusa Cadore, a deputada Maria Del Carmen e demais representantes da Rede.

A Sessão tratou do atual cenário do câncer de mama e de colo do útero no Brasil e, especialmente, no estado da Bahia, além da necessidade de fortalecer a conscientização acerca da doença, sobretudo através de estratégias e políticas de prevenção que permitam a detecção precoce do câncer, assim como o diagnóstico e tratamento céleres.

Em dois anos de Hospital da Mulher, mais de 500 mil mulheres já foram atendidas pela unidade, cujo 73% das pacientes trata câncer de mama através do Serviço de Oncologia Clínica.

Inaugurado em 2017, o Hospital da Mulher foi destacado como uma conquista para as baianas. “Mais que a oferta da mamografia, estamos fortalecendo a rede de oncologia na Bahia e, hoje, para o câncer de mama, oferecemos atendimento integral, realizado no Hospital da Mulher, que recebe a paciente diagnosticada e realiza da cirurgia ao tratamento quimioterápico”, afirmou a subsecretária da Saúde, Tereza Paim. Ela acrescenta que a unidade é também um campo de ensino e pesquisa, contando com residências médicas em Mastologia e Ginecologia, reconhecidas pelo MEC, além de ofertar vagas para a prática do estágio obrigatório e capacitar profissionais de saúde para atuarem na rede oncológica, de forma segura e humanizada.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba