Hospital da Mulher participa de Programa para tratamento da endometriose promovido pelo PROADI-SUS

Profissionais do Serviço de Endometriose do Hospital da Mulher participam neste mês, na cidade de São Paulo, do projeto ‘Endometriose Brasil: Programa de aprimoramento profissional para diagnóstico e tratamento da doença’, promovido pelo PROADI-SUS em parceria com o Ministério da Saúde e a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O projeto tem como objetivo estabelecer uma linha de cuidado com cinco serviços especializados em diagnóstico e tratamento da endometriose profunda no Brasil. Três cirurgiões, duas enfermeiras e um radiologista participarão da imersão. 

Ao todo, os profissionais passarão três semanas imersos no programa, momento em que participarão de cirurgias e do cuidado integral às pacientes em consultório e enfermaria. “Para nós é muito gratificante sermos selecionados entre os cinco principais hospitais de tratamento de endometriose no Brasil. É uma oportunidade de estar aprimorando o nosso Serviço de Endometriose e também sermos agraciados por esse reconhecimento”, afirmou o coordenador do Serviço, Heron Cangussu.

Endometriose

Comum a partir dos 20 anos, a endometriose é uma doença inflamatória decorrente da presença de células do endométrio fora do útero. Estas células podem ser encontradas em locais atípicos como as trompas, ovários e peritônio, o que costuma causar transtornos à vida da mulher, uma vez que causam dores intensas e até mesmo a infertilidade.

Em um serviço integrado e com infraestrutura que garante à paciente todo o acompanhamento necessário, o diagnóstico da doença pode ser realizado no Hospital da Mulher através do exame clínico, de toque ou visual, através de ultrassom transvaginal ou ainda da ressonância ou laparoscopia. Com os exames em mãos, o médico realiza um estadiamento da doença, o que permite identificar o grau de evolução e assim definir o tratamento adequado à paciente. Desde 2017, foram realizados mais de 10 mil atendimentos e procedimentos na unidade.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba