Hospital da Mulher é eleito Centro Doador de Córneas pela Central Estadual de Transplantes

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos foi eleito pela Central Estadual de Transplantes como Centro Doador de Córneas. O título, concedido durante Encontro estadual da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), é um reconhecimento aos serviços prestados pela unidade no processo de doação em 2021.

Desde 2017, ano de inauguração, o Hospital da Mulher realizou mais de 150 captações e doações de córneas. Em 2021, mesmo em meio às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, foram realizadas 52 captações.

O processo de doação envolve toda a equipe assistencial, desde o diagnóstico da morte até a abordagem humanizada dos familiares, que recebem apoio emocional e são informados sobre a possibilidade da doação de órgãos e tecidos. A doação só é possível com o consentimento familiar do doador.

Para a enfermeira coordenadora da UTI e presidente da CIHDOTT da unidade, Aline Botelho, as captações e doações são fruto de trabalho qualificado e humanizado da equipe multiprofissional. “É um trabalho gratificante. Atualmente, quase mil pessoas aguardam na Fila para Transplante de córneas. Então temos esse papel social, devemos isso para sociedade”, afirmou.

As captações de córneas acontecem em parceria com a Captavisão e Banco de Olhos da Bahia. “Devolver a esperança de vida para pessoa que precisa, sendo uma esposa, uma mãe, um pai e filho, isso não tem preço”, assegurou Aline.

A retirada das córneas não causa marcas estéticas. Cada doação de córnea pode melhorar a qualidade de vida de até duas pessoas. Para saber mais, acesse: saude.ba.gov.br/transplantes.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba